16.08.17

Seminário sobre práticas inovadoras das Escolas de Governo

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) sediou, sexta-feira (11/8), o “Seminário Desenvolvimento e Competências do Servidor Público”. O evento, realizado no auditório da Academia, reuniu integrantes de diversas instituições da Rede e apresentou as práticas inovadoras e exitosas das Escolas de Governo. O seminário aconteceu com o intuito de oportunizar um momento de diálogo e compartilhamento do conhecimento para o aperfeiçoamento profissional do servidor.




Hilária Barreto, coordenadora-geral da Rede e diretora executiva do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), do TCE Ceará, e o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, fizeram a abertura do evento. A coordenadora destacou a importância da qualificação do servidor para a melhoria dos serviços públicos oferecidos para a sociedade. “Nós somos os principais atores e nosso objetivo é uma gestão pública com todas as suas melhorias, e eu não vejo uma opção melhor do que compartilhar conhecimentos, desenvolver pessoas, focar as habilidades e os talentos”, salientou a coordenadora.


O diretor-geral da Aesp, Cel. Juarez Gomes Nunes Júnior, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do seminário para a produção do conhecimento. “A Academia está se sentindo muito honrada em ter sido escolhida para sediar esse momento de discussão tão interessante. Quando você reúne todas elas [escolas], isso proporciona uma situação de crescimento generalizado no Estado”, ressaltou Juarez.


“As competências do servidor no mundo contemporâneo” foi a palestra que deu início ao seminário, ministrada pela auditora da SEFAZ (Secretaria da Fazenda), Dulce Pitombeira.


Entre os cases apresentados no seminário, estavam: Capacitação e disseminação do conhecimento no âmbito da Segurança Pública (Aesp); O programa executivo de formação em Gestão Pública (EGP); Normatização e organização de pesquisa no Sistema Penitenciário do Ceará (EGPR); A implantação do escritório de projetos (ESP); Metodologia ativa (ESMEC); Inovação do aperfeiçoamento funcional de membros e servidores do Ministério Público (ESMP); Programa Capacidades: educação, participação e transformação (IESWA); Rede de colaboração: uma experiência do repositório institucional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (IPC) e A avaliação como estratégia: marcos e práticas (ESAF).


Sobre a Rede de Escolas


A Rede de Escolas de Governo do Estado do Ceará é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vista a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público.


Com informações da AESP

REDE DE ESCOLAS DE GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.1793

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.